“Glorfindel era alto e ereto; o cabelo de um dourado brilhante, o rosto belo e jovem, temerário e cheio de alegria; os olhos eram brilhantes e agudos, a voz parecia música; em sua fronte se alojava a sabedoria; na mão, a força.”
(O Senhor dos Anéis, pg.235)
Neste trecho belíssimo do filme, aonde Arwen vêm a cavalo em busca de ajudar o pequeno no livro é o oposto, na obra de Tolkien é Glorfindel que os ajuda, um alto-elfo da casa de Elrond, e ele não leva Frodo em seu cavalo como no filme, mas o pequeno hobbit que segue até a Vau fugindo dos Espectros no cavalo chamado Asfaloth.
Outra explicação, ou esclarecimento que o filme suprime diz respeito a Arwen também, na trilogia temos a impressão que ela é filha única de Elrond, mas pelo contrário ela possui irmãos, Elladan e Elrohir, bravos guerreiros que sempre estão em jornadas para derrotar o inimigo da Torre Escura.
Elrohir |
Elladan |
Segundo alguns autores e fãns, os irmãos elfos eram gêmeos devido a alguns trechos fazerem esta associação:
"...tão parecidos eram eles, os filhos de Elrond, que poucos poderiam distingui-los: de cabelos escuros , de olhos cinzentos, e os seus rostos élficos, vestidos parecidos em malha brilhante sob mantos de prata. Eles viajaram na Companhia Cinzenta com Aragorn pela Sendas dos Mortos e, mais tarde eles lutaram ao lado de Aragorn na Batalha dos Camp Elladan.”
(Tolkien 761)
Seus nomes significam:
Elladan significa "Elf-Man", ou melhor, "Elf-Dúnadan": referindo-se a sua descendência dupla de ambos os elfos e os homens (Edain).
Elrohir significa "Elf-knight", aparentemente em honra de suas proezas em armas.
Eles estragaram tirando ele...
ResponderExcluirNão cheguei a ler os livros, vou confessar, mais adorei a trilogia do cinema...e parabéns pelo seu blog, é muito bom...
ResponderExcluirGostaria de tê-lo visto no filme! Mas confesso que a adaptação de Peter Jackson ficou fantástica e fez sentido!
ResponderExcluir