Arquivo do blog

domingo, 13 de maio de 2012

Da Terra Média a Asgard... (2ª parte)


Mundo Tolkien, algumas comparações 



“Há uma figura que eleva-se em sabedoria e prudência acima das outras: Odin entre os Aesir, Manwë entre os Valar. A cada deus destina-se uma tarefa ou uma função. Thor e Tulkas, por exemplo, ambos são campeões, menos providos de sabedoria do que os outros, mas inigualáveis em força. A aparência deles também é parecida, sendo ambos loiros, altos e poderosos. Há também um renegado em ambas mitologias - obviamente estamos falando de Melkor entre os Valar e Loki entre os Aesir.”

“Na Edda Poética, temos a espada Noþung (Nothung), oferecido pelo próprio deus Óðinn (Odin) a Sigmundr, porém mais tarde o próprio deus supremo foi o responsável por quebrar a espada, quando surgiu em um combate diante do herói, seus fragmentos foram reforjados, e uma nova espada foi feita, chamando então Gram e herdada pelo famoso filho do herói, Sigurðr, que usando a espada tornou-se rei dos Niflungar (Nibelungos). 

Igualmente vemos nos romances de Tolkien Narsil, a espada de Elendil que se quebrou quando este morreu em combate com Sauron; dos fragmentos ela foi novamente forjada para seu herdeiro, Aragorn, e recebeu o nome de Andúril, com a qual este conquistou o reino de Gondor.”

“Na mitologia tolkieniana há também os Maiar, outro grupo de seres, porem inferiores aos Valar, mas que também são Ainur, vemos a relação evidente de haver dois grupos como há duas famílias de deuses na mitologia germânica, os Æsir e os Vanir.”

A morada dos Valar, que é Valinor, corresponde a morada dos deuses germânicos Ásgarðr (Asgard), pois ambas as palavras possuem o mesmo significado, ou seja, “Terra dos Valar”, no primeiro caso, e “Terra dos Æsir”, no segundo. Assim como a tradução literal de Miðgarðr (Midgard) é “terra do meio” ou Terra-Média. 

Bifröst (o Arco-Íris) é na mitologia germânica o caminho que liga a terra dos deuses imortais, Ásgarðr, à terra dos homens mortais, Miðgarðr. Assim como a ligação da Terra-Média para as terras imortais de Valinor é feita pelo chamado “Caminho Reto”.”

Não poderia deixar de fora o Deus mais badalado do momento, LOKI, e uma breve e fantástica comparação com alguns personagens de Tolkien:

Melkor ou Morgoth é o grande Valar rebelde, ...,Tolkien também buscou várias de suas características no deus Loki, assim como passagens das Eddas e sagas que envolvem esse deus, o mais complexo do panteão germânico, ao lado de Óðinn, e também emprestou algumas de suas característica ao Maiar Sauron, este o grande vilão da “Guerra do Anel” da Terceira Era do mundo criado por Tolkien.
Loki é preso pelos Æsir, ..., como descrito na balada Völuspá da Edda Poética. Morgoth, é também preso pelos outros Valar, por duas vezes, com a corrente chamada Angainor. O lobo Fenrir, um monstro filho de Loki, também foi preso da mesma forma, tendo quebrado antes duas correntes, e somente uma terceira chamada Gleipnir, consegue detê-lo, com o preço da perda de uma das mãos do deus Týr. 

Com relação a Fenrir, Morgoth também tem um lobo chamado Carcharoth ou Anfauglir, e serpentes-dragões, sendo a maior delas Ancalagon, assim como Loki tem como filho a gigantesca serpente-dragão Jörmungandr, que circunda os mares, conhecida também como “Serpente de Miðgarðr”. A astúcia que vemos no deus Loki, a fim de conseguir o que deseja a qualquer custo, é vista em Morgoth, e também em Sauron, quando estes enganam elfos e homens, dissimulando-se por trás de uma falsa beleza e usando de suas eloquências.

Referências:
Trecho do Artigo: Elfos na Mitologia Nórdica, por Fabio Bettega.
http://euludico.blogspot.com.br/p/curiosidades.html (por Rafael Rocha - Pedagogo).

2 comentários:

  1. oi,
    otimo post
    amo tolkien
    adorei seu blog, muito lindo!
    estou te seguindo, segue o meu tambem
    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi,muito bom seu post...estou escrevendo uma historia que envolvi a mitologia germanica e o post me ajudou a eentender varios pontos que eu nao entendia direito...entao obrigado.

    ResponderExcluir