Arquivo do blog

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

60 anos de Tolkien

Este ano está sendo um marco para fãs e admiradores da obra do escritor que mudou a forma de vermos a literatura e a mitologia antiga, 2014 comemoramos os 60 anos da obra “Senhor dos Anéis”, exatamente em 29 de julho de 1954, era lançado no Reino Unido "A Sociedade do Anel".

E como fechamento deste ciclo de boas lembranças, e sabendo da grande importância que suas obras trouxeram para a cultura, teremos a finalização cinematográfica de ‘O Hobbit’, como forma de despedirmo-nos ‘parcialmente’ da Terra-Média, vista das telas dos cinemas, mas tendo certeza de que seu legado escrito sempre será comemorado e relembrado por nós!
Filólogo e linguista, John Ronald Reuel Tolkien escreveu seu primeiro volume do épico “O Senhor dos Anéis”, partindo de uma tímida tiragem de três mil exemplares, a obra viria a se tornar um verdadeiro acontecimento mundial, se estabelecendo como um pilar da literatura fantástica e influenciando diversas gerações.
Vemos isso agora, hoje, está semana, este mês inteiro, nas redes sociais, na televisão, nos eventos mundiais, sua obra está sendo divulgada como se estivéssemos em 1954, ainda como naquela época com o mesmo encanto e entusiasmo os leitores de diversas gerações vão em busca de suas obras, que apesar de não estar mais entre nós, possibilita esta proximidade com nossa geração através de sua escrita.
De professor de literatura medieval inglesa em Oxford e eminente acadêmico, Tolkien passa a ser também um ícone da cultura popular.
E por esses e outros títulos de grande peso, Tolkien é considerado referência para as diversas obras que surgiram após seu tempo, e sempre iremos querer mais de seus escritos, e como fãs estaremos sempre a espera de algo “inusitado”.
O mundo se despede neste dia 11/12/2014 de uma trilogia e de uma geração de filmes que acredito será única e insubstituível, mas apesar do saudosismo, ganharemos em troca o filme em si, bem como disse nosso querido Sir Ian Mckellen 
"...is not the end...is the begin as people see the film..."( Vídeo Publicado em 2 dezembro de 2014, The Hobbit 3: The Battle of the Five Armies press interviews), pois apesar de ser o fim desta trilogia, será o início de muitos debates, análises, resenhas, estudos, e assim daremos continuidade ao mundo criado pelo professor Tolkien.
Sua obra continuará, e não será uma despedida mas talvez um “Lá e de volta outra vez” ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário