Arquivo do blog

sábado, 7 de junho de 2014

Frodo e Bilbo são primos?


Muito tenho notado a confusão e dúvida à respeito do parentesco entre Frodo e Bilbo em pesquisas pela internet e fóruns entre fãs, eu mesma tinha minhas dúvidas, até porque as informações que tentei encontrar sempre se confrontavam dependendo do ponto de vista que alguns discutiam.
Pois bem, fui pesquisar então na fonte das minhas dúvidas, voltei-me as páginas do livro e seus apêndices, para tentar encontrar ali a resposta.
E primeiramente encontrei esses dois trechos a seguir...

“... Continuou se relacionando em termos de cortesia com sua família (com exceção, é claro, dos Sacola-bolseiros), e tinha muitos admiradores devotados entre os hobbits de famílias pobres e sem importância. Mas não tinha amigos íntimos, até que seus primos mais jovens começaram a crescer.
O mais velho deles, e favoritos de Bilbo, era o jovem Frodo Bolseiro...” (Cap. I, pag. 21, O Senhor dos Anéis)

“... disse o Feitor. – Veja você: o Sr. Drogo se casou com a pobre Sra. Prímula Brandebuque. Ela era prima em primeiro grau do nosso Sr. Bilbo por parte de mãe (a mãe dela era a filha mais jovem do Velho Tûk); e o Sr. Drogo era primo dele em segundo grau. Desse modo, o Sr. Frodo é filho dos primos do Sr. Bilbo em primeiro e segundo grau, e seu primo com o intervalo de uma geração, você me entende? ” (Cap. I, pag. 23, O Senhor dos Anéis).

Contudo, é interessante notar que apesar das referências constadas nas primeiras páginas e no apêndice, Bilbo em certos trechos se refere a Frodo como “sobrinho”, como vemos a seguir...
“Pois hoje, é claro, é o aniversário de meu herdeiro e sobrinho Frodo. ” (Cap. I, pag. 30, O Senhor dos Anéis)

E assim como em outras páginas, diferentes exemplos nos deixam claro que Bilbo, apesar de, segundo sua genealogia ser primo em graus diferentes de Frodo, este o considera, após adotá-lo, como um sobrinho, e mesmo Frodo, assim o chama de ‘tio’, como consta em outro trecho, no capítulo intitulado “Muitos encontros”, já em Valfenda, ainda se recuperando de seus ferimentos, Frodo acorda e observa seu rosto no espelho...

“Quando a noite ia chegando, Frodo acordou de novo, ... Encontrou, estendidas à sua espera, roupas limpas de tecido verde, ... Olhando no espelho, assustou-se ao ver uma imagem de si mesmo muito mais magra do que a que recordava: a imagem era notavelmente parecida com aquela do jovem sobrinho de Bilbo, que costumava passear com o tio no Condado ...” (pag. 233, O Senhor dos Anéis)


Deixo minhas considerações em aberto, sem possuir uma definição completa para Bilbo e Frodo, e gostaria de oferecer este espaço para mais deduções acerca desses queridos hobbits! 

Por Luziane da Palma

Um comentário:

  1. É, essa era uma coisa que inicialmente sempre me deixava cheia de dúvidas também!
    Adorei a forma como você desenvolveu a explicação, usando trechos de OSdA, ficou bem claro;
    Parabéns pelo blog!!!
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir