Arquivo do blog

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O Rei Élfico da Floresta das Trevas


Quem foi o Rei Élfico que vivia na sombria Floresta das Trevas, o qual capturou Thorin e teve sua participação na Batalha dos Cinco Exércitos? 
Pouco é falado sobre ele no livro O Hobbit, contudo nas telas do cinema tomou forma, nome e personalidade jamais imaginadas!
O que falam as outras obras de Tolkien a seu respeito...

No livro “O Hobbit”, seu nome não é citado, sendo tratado somente como “Rei Élfico”, e aparecendo em alguns trechos específicos, como por exemplo, na chegada dos homens do lago e dos elfos da floresta ao cerco sobre a Montanha, abaixo segue uma parte de sua fala:

--“Permanecerei aqui por muito tempo antes de começar esta guerra por ouro. Os anões não podem passar por nós, a não ser que assim desejemos, nem fazer qualquer coisa sem que notemos. Vamos esperar que aconteça algo que traga a reconciliação. Nossa vantagem em número será suficiente se no final tivermos de chegar a uma batalha infeliz.”(O Hobbit, Cap.XVII, pag.272)



“Thranduil, dentro do universo de fantasia criado pelo escritor J.R.R. Tolkien, era o Rei da Floresta das Trevas e pai de Legolas. No livro, o Hobbit, é apenas chamado de Rei Élfico e possui uma participação muito importante na história, inclusive participando da Batalha dos Cinco Exércitos.”
(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Trechos sobre os elfos silvestres em Contos Inacabados trazem um pouco da história de Thranduil e sobre seu povo:

Apêndice B do Senhor dos Anéis

“... na nota que encabeça o Conto dos Anos da Segunda Era, tal como constava da primeira
edição: “muitos dos sindar foram para o leste e estabeleceram reinos nas florestas
longínquas. Os principais destes eram Thranduil, no norte da Grande Floresta Verde, e
Celeborn no sul da floresta”...

Os Príncipes Sindarin
Dos Elfos Silvestres


Os Salões de Thranduil
No Apêndice B do Senhor dos Anéis, na nota inicial do Conto dos Anos da
Segunda Era, consta que “antes da construção de Barad-dûr muitos dos sindar foram para o leste, e alguns estabeleceram reinos nas florestas distantes, onde a maior parte do povo se compunha de elfos da Floresta.
Thranduil, rei no norte da Grande Floresta Verde, era um destes”.
Algo mais sobre a história desses príncipes sindarin dos elfos silvestres encontra-se

nos escritos filológicos tardios de meu pai.
...
As Portas dos Salões
Os elfos silvestres eram vigorosos e valentes, mas mal equipados com couraças ou
armas, em comparação com os eldar do oeste. Eram também independentes e não estavam dispostos a se submeter ao comando supremo de Gil-galad.
Em outro trecho, conta como tornou-se o Rei sobre a Floresta das Trevas:
“Em outro trecho escrito na mesma época que o anterior, consta que, quando
haviam passado mil anos da Terceira Era e a Sombra recaiu sobre a Grande Floresta
Verde, os elfos silvestres governados por Thranduil recuaram diante dela à medida que se alastrava cada vez mais para o norte, até que por fim 

Os Salões
Thranduil estabeleceu seu reino no nordeste da floresta, e lá escavou uma fortaleza e grandes salões subterrâneos... Conforme descrito aqui, deve ser relacionada com a afirmativa citada, de que ao final da Terceira Era o
élfico silvestre não era mais falado no reino de Thranduil.”

E por último, em Silmarillion, há citações sobre Thranduil em “Dos anéis de poder e da Terceira Era”, um pequeno trecho onde se fala da mudança do nome da Floresta Verde para Floresta das Trevas.


Fica aqui uma questão a responder, o grande Rei sob a Floresta era temível aos olhos de seus inimigos ou receoso em seu esconderijo subterrâneo? 



3 comentários:

  1. Muito bom. Ótimo trabalho de pesquisa. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Esse post me ajudou muito XD Estou escrevendo algo sobre ele e precisava de mais informações. Obrigada por disponibilizar essas informações para nós leitores. :D

    ResponderExcluir
  3. Eu queria saber mais sobre thranduil

    ResponderExcluir