Arquivo do blog

sábado, 7 de julho de 2012

Da Criação da Terra-Média



Da criação da Terra-Média, alguns trechos do Silmarillion revelam a cronologia e seu surgimento, segundo o relato dos Valar e dos Maiar, no capítulo Valaquenta, diz-se que:

1ª Era
“No início, Eru, o Único, que no idioma élfico é chamado de Ilúvatar, gerou de seu pensamento os Ainur; e eles criaram uma Música magnífica diante dele. Nessa música, o Mundo teve início;... Então Ilúvatar deu Vida a essa visão e a instalou no meio do Vazio; e o Fogo Secreto foi enviado para que ardesse no coração do Mundo; e ele se chamou .”

2ª Era
“Então, aqueles dos Ainur que assim desejaram, levantaram-se e entraram no Mundo... Foi longa sua labuta nas regiões de Eä,... no momento previsto, foi criada Arda, o Reino da Terra.”
A citação abaixo, diz respeito há Quenta Silmarillion, outro trecho do livro que relata o início dos tempos, mas que também revela um pouco mais de sua criação:
3ª Era

“Naquele período, os Valar trouxeram ordem aos mares, terras e montanhas, e Yavanna finalmente plantou as sementes que havia muito imaginara,... Aulë, a pedido de Yavanna, criou duas lamparinas poderosas para iluminar a Terra-Média, construída por ele entre os mares circundantes.”

Segundo descrições do livro “History of Middle-Earth”, de Tolkien, Arda estava dividida nos seguintes continentes: 

Aman (Valinor, Eldamar, Araman, Avathar) 
Elenna (Númenor) 
Endor - Middle Lands (Beleriand, Eriador, Rhovanion, Gondor, Near Harad, Far Harad, Mordor, Rhun, Hyarmenor, Romenor).


O significado literal e histórico de “Middle-Earth” remonta uma mitologia mais profunda, reinventada por Tolkien, mas já descrita nos primórdios da literatura nórdica, a morada dos Valar, Valinor, corresponde à morada dos deuses germânicos Ásgarðr (Asgard), pois ambas as palavras possuem o mesmo significado, ou seja, “Terra dos Valar”, no primeiro caso, e “Terra dos Æsir”, no segundo. Assim como a tradução literal de Miðgarðr (Midgard) é “terra do meio” ou Terra-Média.
O termo "Terra Média" ("Middle-earth" em inglês) já existia no anglo-saxão como middanġeard e no Inglês Médio como midden-erd ou middel-erd e em Norueguês antigo como Midgard.
Segundo ainda alguns pesquisadores da obra de Tolkien, a Terra-Média era digamos uma versão de nossa antiga Terra, em seus primórdios, como relata a citação a seguir.
“Apesar de o cenário da Terra Média ser geralmente considerado outro mundo, é na realidade um período imaginário do passado da nossa própria Terra. Tolkien insistiu que a Terra Média é a nossa Terra em várias das suas cartas, sendo que na carta 211 ele estima que a Terceira  Era teria terminado 600 mil anos antes do nosso próprio tempo. 
A ação nos livros é bastante restrita ao noroeste do continente, correspondendo à atual Europa, e pouco é conhecido sobre o leste e sul da Terra Média. A história da Terra Média está dividida em várias Eras: O Hobbit e O Senhor dos Anéis lidam exclusivamente com eventos relacionados com o fim da Terceira Era, enquanto que O Silmarillion trata principalmente da Primeira Era. O seu mundo era originalmente plano mas foi tornado redondo perto do fim da Segunda Era por Eru Ilúvatar, o Criador.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário