Arquivo do blog

segunda-feira, 20 de abril de 2015

A Sociedade do Condado

 "Para uma vida longa e feliz..." foi a primeira postagem que falei sobre as amizades dentro da sociedade.
Agora decidi complementar este tema, revendo alguns pensamentos e acrescentando algumas ideias...
Sendo assim...
Sabemos que Tolkien sempre preocupou-se em externar sua mais profunda admiração as amizades verdadeiras, demonstrando isso em suas histórias, não tão estranho pensar que durante sua passagem pela Primeira Guerra Mundial em 1916, viu os verdadeiros horrores da guerra e onde perdeu muitos amigos na terrível batalha de Somme.
J.R.R. Tolkien sempre valorizou muito a amizade, e transcreveu isso em seus personagens, ao compor amigos fiéis como Sam, Merry e Pippin, mesmo Frodo era um companheiro leal a Companhia do Anel, ou ainda, muitos anos antes seu tio Bilbo, foi um amigo inigualável para Thorin e a Companhia dos Anões.

No livro “A Sabedoria do Condado”, de Noble Smith, o autor cita diversos exemplos de camaradagem entre habitantes do Condado e fora dele.
Entre os hobbits a amizade já era um traço antigo em sua cultura, mas vemos demonstrações de lealdade além dos laços de raça, mas com seus companheiros de viagem e aqueles que foram surgindo em seus caminhos, como na passagem em que Éowyn é atacada pelo Rei Bruxo de Angmar e Merry a protege, ou Pippin correndo pelas ruas estreitas de Minas Tirith para salvar Faramir de uma morte cruel, Bilbo jogando-se contra as aranhas gigantes para salvar seus companheiros anões, mesmo todos eles ainda não acreditando em sua capacidade!
Porque para o professor Tolkien talvez isso significasse algo especial, a verdadeira amizade, mesmo sabendo que haveria perigos ele jamais abandonaria seus amigos...

Há pureza de sentimentos nesses personagens, amizades sinceras, que hoje em dia buscamos e são raras de encontrar, pois baseiam-se no perdão e no verdadeiro amor.
Qualidades que Tolkien respeitava em sua vida...

Então nesta hora, deixo um teste para vocês...
...retirado do próprio livro...
...saiba se você é um hobbit...

Nenhum comentário:

Postar um comentário