English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Links Brasil Net

Tudo sobre as obras de J.R.R.Tolkien!

...pedo mellon a minno...


Arquivo do blog

quinta-feira, 1 de maio de 2014

O Atlas da Terra-Média

Por Luziane Palma
Algumas notas:
f    A respeito dos diversos mapas e desenhos que compõe as obras de Tolkien, será ressaltado aqui as três obras principais de sua autoria, que fazem referência maior a este tema em especial: O Silmarillion, O Hobbit e O Senhor dos Anéis.
f    Em um estudo mais aprofundado sobre este mesmo tema, temos o Guia atualizado da geografia dessas obras, construído com base nas descrições detalhadas de Tolkien e reestruturado agora pela escritora Karen W. Fonstad, ‘O Atlas da Terra-Média’.

   Para melhor entendimento do que se trata o Atlas, é necessário lembrar de cada obra em específico, Tolkien retratou em sua biografia a geografia da Terra-Média, bem como as regiões, lugares, os palácios, vilas, o terreno e a fauna, tudo em detalhes, para montar um mundo completo, chamado ‘Middle-Earth’.
Primeiramente temos O Hobbit, que já na sua ante capa nos revela o tão usado “Mapa de Thror”,
com suas misteriosas instruções rumo a Montanha Solitária, mas um mapa simples aparentemente, sem escalas ou distâncias. Contudo, perante o estudo e o olhar especializado na construção do Atlas, a autora nos coloca a par de detalhes mais concretos deste mapa, sobre as distâncias aproximadas, calculadas a partir da indicação do diâmetro da montanha, uma análise minuciosa!

The Lonely Mountain

Contando ainda com as próprias descrições do livro em si, ela remonta em detalhes um mapa completo da Montanha Solitária, com as trilhas e caminhos percorridos pelos anões em sua jornada final.


Mas antes de chegarmos a descobrir os mapas no final do livro de Tolkien, temos diversas ilustrações de lugares percorridos pelos personagens, como por exemplo, ‘A Colina: Vila dos hobbits’, o encontro com os Trolls, Valfenda, a trilha na montanha, As Montanhas Sombrias, a vista para o Oeste, o salão de Beorn,
 
... o portão do Rei Élfico, as cabanas dos elfos-jangadeiros, a Cidade Lago, o Portão Dianteiro, a conversa com Smaug e por final o Salão do Bolsão.







Todos estes desenhos e as informações durante a narrativa só vieram a ajudar na construção dos mapas, para expor em sua perspectiva as Trilhas dos Hobbits de Bolsão a Valfenda


... a Cidade dos Orcs, os salões de madeira de Beorn, as cavernas de Thranduil e como chegaram até lá, desde a saída da trilha pela Floresta das Trevas, até a Cidade Lago, além dos mapas que relatam em detalhes como se deu a Batalha dos Cinco Exércitos.


Ao final do livro O Hobbit podemos analisar um dos mapas que auxiliou Karen em seu estudo, o mapa das Terras Ermas, mais amplo e com mais especificações de todas as regiões.

Diferente falar de O Silmarillion, seus mapas retratam somente a região de Beleriand e as Terras ao Norte, cortados em diferentes setores para melhor descrição, são somente três mapas em todo o livro. Então para isso a autora do Atlas teve que dividir em três capítulos sua obra para tratar somente os assuntos de cada Era em geral, cada uma desde sua criação até sua destruição e mudança.

A Primeira Era, os Dias Antigos, onde encontramos os primeiros mapas de Beleriand; a Segunda Era de Arda, a criação de Númenor e pôr fim a Terceira Era, onde Valinor foi removida dos círculos do mundo.


A respeito do ‘Senhor dos Anéis’

O que compreende este terceiro assunto, os mapas e o desenvolvimento de todo o estudo, contando com a análise comparativa entre as obras e gravuras compostas por Tolkien, apresentadas em detalhes nos mapas do ‘Atlas da Terra-Média’, será exposto em uma segunda parte desta postagem, por ser extenso e abranger maior espaço para apreciação.

3 comentários:

  1. Que bom achar esse pedacinho da Terra Média por aqui! Bela música ambiente! Voltarei aqui mais vezes ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thomaz, volte sempre que sentir saudades da Terra Média ...

      Excluir
  2. Que bom achar esse pedacinho da Terra Média por aqui! Bela música ambiente! Voltarei em breve ...

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget