English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Links Brasil Net

Tudo sobre as obras de J.R.R.Tolkien!

...pedo mellon a minno...


Arquivo do blog

sábado, 8 de outubro de 2011

Reedição 2014: Onde tudo começou

Trecho que mostra, segundo o filme, como os Anéis de Poder foram forjados!
Uma das várias diferenças que existem entre o filme e o livro!

video

        No filme fica muito indefinido como realmente foram forjados os 3 Anéis de Poder, e porque foram feitos, há uma introdução de como Sauron entregou todos os outros anéis, e para quem foram dados, mas acredito que é somente no livro que conseguimos entender melhor.
       O poema escrito nas primeiras páginas do Senhor dos Anéis colaborou para a criação e releitura cinematográfica.

“Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu,

Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para todos governar.
Um Anel para encontrá-los.
Um Anel para todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.”

       Mas ainda não deixa claro que Sauron foi o forjador de todos os anéis, até mesmo dos 3 Anéis de Poder dos elfos, isso não está explícito no filme, pois ali fala-se somente que ele forjou em segredo o Um Anel para controlar todos os outros, todos os anéis inclusive dos elfos, foram feitos ao mesmo tempo.
         É nos apêndices do Senhor dos Anéis que conseguimos entender melhor e ter mais informações sobre como tudo aconteceu, no Conto dos Anos,
 na Segunda Era, mais exatamente entre os anos de 1200 e 1600, época em que foram forjados, abaixo segue um trecho desse relato:
“Sauron tenta seduzir os eldar. Gil-Galad se recusa a fazer acordo com ele, mas os ferreiros de Eregion passam para seu lado.”
Em 1500 “Os ferreiros élficos, orientados por Sauron, alcançam o apogeu de sua habilidade. Começam a forja dos Anéis de Poder.”


         Mostra ainda que as diferenças entre filme e livro são mais profundas, pois não somente Sauron teve ajuda dos elfos para forjar os anéis, como estes perceberam sua maldade. Como consta no relato que foi Celebrimbor o primeiro a perceber suas intenções, após Sauron completar em 1590 os Três Anéis, decide forjar o Um Anel em Orodruin.
        Em “O Silmarillion”, podemos rever com mais detalhes esse tema, no capítulo sobre ‘Dos anéis de poder e da Terceira Era’, onde Sauron ainda é visto sob uma aparência bela, de um grande senhor, conseguindo enganar parte dos elfos de Eregion, ali vemos como tudo começou realmente.

          Vemos que o Um Anel em segredo fora forjado para governar os outros, mas diferente do filme, Sauron o fez com a intenção de dominar os Três Anéis de maior poder (Narya, Nenya e Vilya – anéis do Fogo, Água e Ar), foi somente depois de um longo tempo, e ao perceber que estes anéis estavam longe de sua dominação que conseguiu acumular os outros anéis, assim distribuindo-os para povos mais fracos e com maior facilidade de dominar, iniciando sua influência sobre os homens mortais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget